Para fazer uma pequena escultura em Concreto Celular é muito simples. O material é barato, fácil de trabalhar e não exige ferramentas nem habilidades especiais.
Vc pode adaptar a peça para fazer uma mini fonte. (Esta do Tutorial eu fiz de presente para meu sobrinho-neto Mathias.)
Repare que cria-se muito pó na superfície de trabalho. Tome precauções e retire constantemente o pó do lugar de trabalho.
Se for sensível ou estiver num lugar muito fechado é aconselhável o uso de uma máscara, embora o material não seja agressivo.
MÃOS À OBRA !!
MATERIAIS:
Metade de um bloco de Concreto Celular (a medida padrão é 60x30x20)
Serrote
Arco de serra
Formão e martelo com ponta de borracha
Luvas algodão
Grosa
Trincha ou escova.
Lixa de madeira grossa e fina.
Impermeabilizante (verniz para concreto aparente ou resina para concreto aparente).
Se quiser transformar numa fonte, acrescente à lista:
Bombinha para aquário (a menor e menos potente)
Plantinhas artificiais para enfeitar.
Vejam abaixo um Tutorial com o Passo-a-passo. Clique nas imagens para ampliar.
boa tarde.
se querer pintar posso usar que tipo de tinta .obrigado
Olá, Sergio, Pintar direto no concreto celular pode ser com um verniz para madeira que tem vários tons. É uma pintura mais suave, não destaca muito. Vc pode também – com cuidado – colocar um corante no verniz (veja direito se o verniz é a base de água ou óleo para colocar o corante certo).
Se você passou a massa corrida sobre o concreto celular aí é tranquilo, pode pintar com tinta a base de pva (acrílica) ou um esmalte.
Eu prefiro sempre usar tintas e vernizes a base de agua.
NA FACULDADE ,SOBE QUE PARA TRABALHAR COM ESSE MATERIAL TEM DE USAR MASCARA POIS É CANCERÍGENO ,AO RESPIRAR ESSE PÓ ELE PENETRA NO PULMÃO ,OU TRABALHAR COM O BLOCO MOLHADO
Oi Wanda, sem dúvida em todo trabalho que libera pó é obrigatório o uso de máscara, mesmo com materiais supostamente menos agressivos. Um dos problemas seria a exposição contínua e por muito tempo a um agente agressivo. Nas escolas, faculdades e artesanato com concreto celular não é tão intenso seu uso e creio que o artesão/professor saiba tomar cuidados como trabalhar em ambiente arejado e usar máscara. Os fabricantes desses blocos tem autorização oficial e afirmam que seu produto é “verde”, não declaram indícios de ser fator cancerígeno. Mas eu sempre oriento em cuidar muito das vias respiratórias porque pode ser um agente agressor, inflamar garganta. E qualquer pessoa sensível não deve tentar trabalhar com ele. Veja em: http://www.siporex.com.br/caracteristicas.html#produto-verde
Obrigada pelo comentário! Abs.
Gostaria de saber se faz replica de cachorrinha
Att
Olá Cris, tudo bem? Obrigada pelo contato.
Enviei resposta a seu email. Obrigada.
Olá, gostaria de saber qual material utiliza para fazer a colagem do concreto
Olá Ana Júlia, obrigada pelo seu comentário. A tampa que cobre a fiação eu colei com resina vinilíca porque costumo ter no ateliê para fazer peças em resina mas você poder usar algum Adesivo Epóxi Bi-Componente ou Araldite Hobby. Lembre que a área a ser colada não pode ser muito grande, não se pode confiar muito na duração ou resistência. Você também pode tentar com argamassa ou cimento cola, mas insisto, como o concreto celular é muito poroso faça a parte colada pequena. O ideal seria resolver as peças em um bloco único. Um abraço. Gratidão por seguir nosso blog.
Olá , gostaria de saber onde encontro pra comprar o bloco de cimento celular, obrigada!
Olá, tenho uma escultura de concreto celular que quebrou, eu colei, mas agora quero cobrir para não aparecer a emenda. Pensei em usar massa corrida, depois pintar e por último o verniz. Posso fazer assim né?!
Obrigada
Olá Gilce, obrigada por visitar nosso blog. A massa corrida tem boa aderência sobre o concreto celular, você pode lixar se necessário, após ela estar bem seca e aplicar um verniz (pode ser a base de água) para proteger a peça e evitar sujeira e pó. Uma lembrete: observe se a parte colada ficou bem firme e aderida, pois o concreto celular é muito poroso e não são todas as colas que seguram bem, pode-se colocar um pedaço de arame por dentro para garantir que as duas partes fiquem juntas. Boa sorte!