Rachel Whiteread (Londres, 1963) é um dos nomes mais conhecidos da geração de escultores que começou a se destacar nos anos 80, o YBA – Young British Artist, sensação no mundo da arte, do qual fazem parte Damien Hirst e Marc Quinn.
Rachel Whiteread materializa o que não se vê, fazendo o molde do “vazio” dos objetos ou ambientes.
Tornou-se conhecida com o trabalho “House”, de 1993, um molde de cimento do interior de uma casa vitoriana.
Outra obra anterior que chamou a atenção do público foi “Ghost”, o molde do interior de um quarto, exposto na Chisenhale Gallery em Londres. A escultura era um grande cubo de gesso, composto por vários cubos menores dispostos uns sobre os outros com precisão.
Em 1993 foi a primeira mulher a ganhar o importante Turner Prize.
Em 1998,nos EUA, fez o molde do interior de uma caixa d´agua em resina translúcida, que foi colocada entre duas caixas d´agua reais.
Em 2005 fez o molde da área interna de 14,000 caixas, criou com elas uma instalação chamada ‘Embankment’
Seus trabalhos tem a capacidade de evocar um certo mistério a partir de objetos reais e cotidianos, além de surpreender pela dificuldade de execução dos moldes e sua reprodução.
Damien Hirst, escultor inglês, queridinho da midia, saiu na revista Forbes como um dos nomes mais influentes (leia-se: $$$$$) das artes plásticas desta década.
Sua peça masi famosa: um tubarão numa cuba de vidro com líquido já está nos livros de arte, foi adquirida pela Tate Gallery.
Tem pesquisado também materiais não tradicionais, dentro da linha do objeto, do ready-made e, vá lá, instalação, considerando que os limites entre cada linguagem estão cada vez mais movediços.
Marc Quinn é um dos escultores atuais mais conhecidos e com obras compradas a valores altíssimos. Tornou-se conhecido em 1997, quando apresentou a obra Self na Saatchi Gallery de Londres, uma reprodução de sua cabeça feita com 4,5 litros de seu próprio sangue congelado, que permanecia ligada a um sistema de refrigeração. O artista levou cinco meses para retirar a quantidade de sangue necessária para produzir a obra.
Outra obra sua foi Alison Lapper Pregnant, uma escultura da artista plástica Alison Lapper, que nasceu sem os braços e com pernas curtas, grávida de oito meses, que ficou em Trafalgar Square, uma das praças mais famosas do centro de Londres, durante dois anos, após ter sido selecionada em concurso público.
Também é famoso por ter usado em suas obras materiais incomuns como gelo, pão, sangue e chumbo.
Outra obra muito veiculada pela midia foi o Retrato de Kate Moss em posição de yoga.
Muitos alunos me perguntam sobre fundição em bronze e seu processo. Prometo colocar mais informação, mas por enquanto sugiro que entrem nestes sites de duas fundições em São Paulo:
http://www.metalbronze.com.br/
http://www.dmpfundicaoartistica.com.br/index.htm
O seguinte site é de uma fundição em Portugal, mas apresentam algumas explicações sobre o processo de cera perdida, com imagens que podem ajudar a entender melhor.
http://www.maodefogo.com/Processo%20pt.html
Para modelar e desenhar bem a cabeça humana é fundamental entender a estrutura interna.
O ideal é desenhar observando a anatomia que dá forma ao crânio e à face.
Peguei num blog de anatomia um link para uma série de fotos de vários ângulos do crânio.
Se quiserem utilizem estas imgaens para desenhar, desenhar, desenhar até entender a forma, assim, quando observarem uma pessoa ou quiserem fazer um retrato o trabalho vai ficar mais convincente e com qualidade profissional.
Aproveitem!
http://www.electronicmediaarts.com/ema/index.php?option=com_wrapper&Itemid=32
O pintor Mondrian iniciou suas investigações visuais partindo da figuração realista, como a maioria dos artistas de sua época, mas sentiu a necessidade de correr alguns riscos para poder aprofundar (e curtir) sua capacidade criativa.
Coloquei alguns quadros que ele fez na década de 1910 (!!! nessa época andava-se de bonde!!!…o cara gostava e aceitava as novidades…) em ordem cronológica, o que permite acompanhar o pensamento de simplificação e síntese a que Mondrian se dedicou.
POr quê será que Mondrian consta nos maiores acervos do mundo e nos livros de todos os historiadores de arte? Seria ele um diletante, um impostor, um espírito crítico que tentava dialogar com o pensamento de sua época?
respostas à autora do blog 🙂
Meus caros amigos, alunos e ex-alunos
Estou divulgando meu atelier novo, está aberto para aulas e workshops a partir de 11 de março, é uma casa super gostosa, segura e de fácil acesso, fica apenas a 3 quadras do metrô Praça da Árvore, na rua Araré.
Lá poderemos trabalhar com pintura, desenho, modelagem e escultura, o que o aluno preferir, é legal também porque podemos discutir os projetos pessoais de cada um, visto que os grupos serão pequenos.
Os horários disponíveis são: sábados, das 10 às 1h, terça e quinta de tarde (14 a 17h) e noite (19 a 22h)
Façam contato por email se quiserem conhecer!!!